A cafeteira moka, também conhecida como cafeteira italiana, é uma cafeteira à pressão, que prepara o café através de vapor de água. O resultado é um maravilhoso café de gosto acentuado e aroma de dar inveja até aos seus vizinhos.

Você pode encontrar diversos tamanhos da cafeteira italiana, desde cafeteiras pequenas, para preparo individual de café, até maiores, que servem a família toda incluindo as visitas.

Vale dizer que estas cafeteiras são bem populares na Europa e dispensa o uso de filtros de papel ou pano.

Quer aprender como preparar um café em uma cafeteira moka? Ai vai o passo a passo:

– Desmonte a cafeteira e retire o funil da caldeira (parte de baixo da cafeteira), preencha a caldeira com água filtrada até chegar na altura da válvula de segurança (não ultrapasse esse volume).

– Pegue o funil e preencha ele com o pó de café (de preferência use os específicos para este preparo). Encaixe o funil de volta na caldeira e monte a cafeteira ao estado original.

– Agora coloque a cafeteira (montada) diretamente no fogo (baixo) e espere a água ferver, formando vapor na parte inferior da cafeteira.

– Quando a água entrar no ponto de ebulição, o aumento de pressão fará com que a água ultrapasse o funil, passando pelo café e chegando até a parte superior da cafeteira.

– E o café está pronto para servir.

Dica importante: Coloque algumas gotas de água fria dentro da parte superior (além da água que você coloca na caldeira para ferver). Esse pequeno truque fará com que a água não suba muito quente até o recolhedor, evitando que queime o café.

20abril
2018
  • 0
  • 0
Tags: ,

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Assine nossa newsletter!

receba ofertas exclusivas